sexta-feira, 18 de maio de 2012

VIVER SEM LIMITES-RN


Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira no auditório do IFRN, o Rio Grande do Norte assinou adesão ao Programa Viver sem Limite. O evento teve a participação da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência prevê investimentos federais de R$ 7,6 bilhões até 2014 para ações de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.

Segundo a ministra Maria do Rosário, o Viver Sem Limite articula e organiza ações já desenvolvidas no âmbito do governo federal, que foram aprimoradas e fortalecidas para eliminar barreiras e permitir o acesso da população com deficiência a bens e serviços. “Todas as metas do Plano estão organizadas, pactuadas. Fizemos várias reuniões, inclusive com a equipe do Rio Grande do Norte. É o reconhecimento da responsabilidade do Estado brasileiro, uma responsabilidade irrenunciável. A pessoa com deficiência tem plenas possibilidades de desenvolvimento”, disse a ministra.

A deputada Fátima ressaltou que o programa Viver sem Limite reflete o olhar do governo Lula e Dilma, governo do PT e aliados, sensível a pessoa com deficiência.
A solenidade contou também com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta, da vereadora Júlia Arruda e de entidades representativas das pessoas com necessidades especiais.

Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, o Plano tem como objetivo promover a cidadania e fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis à população.

O Viver sem Limite tem metas para serem implantadas até 2014 com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas serão executadas em conjunto por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE) de 2010 apontam que 23,91% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, totalizando aproximadamente 45,6 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário