terça-feira, 22 de maio de 2012

TODOS PELA EDUCAÇÃO





É de ficar de queixo caído, mas pasmem professores e demais cidadãos! O município de Canguaretama já recebeu do governo federal do FUNDEB, neste ano de 2012, até abril; a quantia de R$ 5.326.826,30 (cinco milhões trezentos e vinte e seis mil oitocentos e vinte e seis reais e trinta centavos). (dado retirado do site do governo federal: Consultas e transferencias constitucionais)

É muito dinheiro recebido para o pouco que foi investido na educação. Basta avaliar a situação das nossas escolas e a formação e remuneração dos professores.

Se o dinheiro que foi recebido pelo FUNDEB, nestas últimas administrações, fosse bem aplicado a educação em nossa cidade seria um exemplo para o nosso país. 

Como devem ser aplicados os recursos do Fundeb?

Os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, observando-se os respectivos âmbitos de atuação prioritária dos Estados e Municípios, conforme estabelecido nos §§ 2º e 3º do art. 211 da Constituição Federal (os Municípios devem utilizar recursos do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio), sendo que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico, tais como: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação pedagógica e orientação educacional) em efetivo exercício na educação básica pública (regular, especial, indígena, supletivo), e a parcela restante (de no máximo 40%), seja aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.

É oportuno destacar que, se a parcela de recursos para remuneração é de no mínimo 60% do valor anual, não há impedimento para que se utilize até 100% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário