quinta-feira, 31 de maio de 2012

Em Camaçari, arranjo intersetorial alavanca índices sociais

O plano Camaçari Sem Miséria, lançado em julho de 2011, é pioneiro entre os municípios e segue as diretrizes do Brasil Sem Miséria, plano nacional de superação da pobreza extrema. Para viabilizá-lo, um novo arranjo institucional, com a criação da Secretaria de Cidadania e Inclusão, dá autonomia às frentes de trabalho e privilegia a intersetorialidade das ações do governo municipal

Com um Produto Interno Bruto de R$ 10 bilhões, o segundo da Bahia, Camaçari é conhecida internacionalmente por abrigar o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, bem como por sua exuberante natureza. São 42 quilômetros de praia, no litoral norte do estado, com rico relevo e vegetação que inclui dunas, manguezais, restingas, mata ciliar e Mata Atlântica, além de três áreas de preservação ambiental.

O prefeito da cidade, Luiz Caetano, em seu segundo mandato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), aposta no investimento em políticas públicas sociais para reverter a situação. O orçamento municipal tem mais de 60% dos recursos direcionados a investimentos como construção de moradias e melhorias de escolas e unidades de saúde. Tal diretriz contribui para a redução da extrema pobreza em Camaçari, que em 2005 abrangia 21% da população.

Experiência administrativa

Luiz Caetano ingressou na vida política pelo movimento estudantil e chegou a Camaçari em 1979. Em 1985 venceu a primeira eleição direta para a prefeitura da cidade, antes realizada apenas nas capitais e áreas de segurança nacional. “Não havia literatura sobre gestão municipal para a esquerda. Ainda assim, apostamos no desenvolvimento social”, conta. Hoje, o PT acumula experiência administrativa nos âmbitos municipal, estadual e federal. “A partir dessa vivência, construímos uma agenda positiva e investimos em um arranjo institucional que privilegia a intersetorialidade, o diálogo com a base e a convergência de ações com os governos da Bahia e federal.”

fonte:Teoria e Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário