quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cidades governadas pelo PT apresentam projetos modelo

Trinta e sete cidades, de todas as regiões do país, geridas pelo Partido dos Trabalhadores estão reunidas na exposição que faz parte do Seminário Nacional Desafios do Modo Petista de Governar, realizado em Porto Alegre, hoje e amanhã.


Elas apresentam projetos exemplares para o Brasil. Entre os projetos apresentados estão: melhoria na urbanização, habitação e regularização fundiária, participação popular, saúde e segurança alimentar, meio ambiente, educação, segurança pública, inclusão digital e georreferenciamento, trabalho e inclusão social.

Bagé, no Rio Grande do Sul, desenvolve, na gestão 2009-2012, a política de proteção à pessoa idosa. A saúde e a convivência - tanto em família quanto na comunidade – são prioridades para a Prefeitura. O projeto culminou com a criação da Casa de Passagem para o Idoso Vítima de Abandono e/ou Violência. O município recebeu o título de Cidade Amiga do Idoso, concedido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, que atende cerca de 4.000 pessoas que reconstroem laços de convivência e participam da dinâmica da cidade.
A coleta e tratamento do esgoto são prioridades em Guarulhos, a segunda maior cidade do estado de São Paulo em termos de população e PIB nesta gestão. A iniciativa vai melhorar as condições ambientais de toda a região metropolitana de São Paulo, com a redução significativa dos lançamentos de esgotos in natura na bacia do Rio Tietê.

No Nordeste do país, a prefeitura de Recife potencializa estratégias de 2005 da promoção da saúde pública, com ênfase na atividade física, alimentação, lazer e alimentação saudável, por meio da potencialização do uso dos espaços públicos. A experiência recebeu diversos prêmios.

Um exemplo de regularização fundiária vem de Porto Velho, capital de Rondônia. Em 2009, foi criada a Coordenadoria do Programa Uso Campeão, cuja tarefa é organizar as famílias com o perfil de usucapião, viabilizar as condições técnicas e oferecer apoio de uma equipe de advogados.

Em Pintadas, na Bahia, a participação social tem papel importante na gestão do município. Com a ampliação do cooperativismo e do associativismo, o governo consegue garantir o acesso à água, como forma de minimizar os impactos do convívio com o semiárido, e a valorização da participação das mulheres nas instâncias decisórias.
Trazer segurança para a população foi um dos projetos de Canoas, no Rio Grande do Sul. A implantação do Território da Paz no bairro Guajuviras, antes conhecido com a Bagdá gaúcha, com 40 mil habitantes, mudou a realidade da população. As estatísticas revelam a redução de 66,7% dos homicídios, comparando o primeiro trimestre de 2012 com o mesmo período de 2009.

A gestão 2009-2012 de Cariranha, na Bahia, tem um projeto que une educação alimentar e geração de renda de pequenos agricultores. Educando com a Horta Escolar é uma ação para incentivar o consumo de frutas, hortaliças, produtos orgânicos da agricultura familiar e pescados do Rio São Francisco e Cariranha.

Em Joinville, Santa Catarina, o planejamento é prioridade nesta gestão. Foram criadas a Unidade Gestora e o Grupo Gestor, o que permitiu a interligação dos sistemas de informação existentes, através da padronização da linguagem identificadora de base cartográfica, coordenadas geográficas e unidade territorial de referência. Uma ação que facilita a tomada de decisões por parte do governo.
(Carmem Mostardeiro, especial para o Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário