terça-feira, 10 de abril de 2012

PARA MUDAR É PRECISO QUERER!


Depois de escân­da­los suces­sivos de cor­rupção, a FIFA — órgão máx­imo do fute­bol mundial, por onde pas­sam negó­cios de mil­hões — anun­ciou a sua von­tade de fazer refor­mas claras e efe­ti­vas, que trouxessem mais transparên­cia à orga­ni­za­ção. Para sinalizar esta von­tade de “limpar a casa”, foi nomeada uma comis­são inde­pen­dente para fazer um con­junto de recomen­dações conc­re­tas para pre­venir a cor­rupção na organização.
Os amantes do fute­bol em todo o mundo rece­beram o anún­cio desta comis­são com expeta­tiva. Esperava-se que as recomen­dações trans­for­massem a FIFA numa orga­ni­za­ção mais respon­sável e mais ded­i­cada à pro­moção do fute­bol e ao respeito pela ver­dade desportiva; em vez de na cen­tral de negó­cios que muitos acusam a fed­er­ação de se ter tornado.
Agora que a comis­são inde­pen­dente pub­li­cou as suas recomen­dações, ainda há razões para esper­ança?A Trans­parency Inter­na­tional, que acom­pan­hou de perto todo este processo, não vê motivos para grande otimismo. O Comité Exec­u­tivo da FIFA (que tem estado no cen­tro de muitas das sus­peitas que man­charam a orga­ni­za­ção) atirou para 2013 a adoção de grande parte das recomen­dações feitas e man­tém uma posição pouco clara sobre matérias essen­ci­ais como a inves­ti­gação com­pleta das ale­gações de cor­rupção já tor­nadas públicas.
O desporto-rei é fonte de ale­gria e inspi­ração para mil­hões de pes­soas em todo o mundo. Per­mi­tir que se torne sinón­imo de cor­rupção, favorec­i­mento e negó­cios escuros é man­char uma modal­i­dade que devia estar acima de qual­quer sus­peita — e é roubar a mil­hões de adep­tos a con­fi­ança e o prazer de um desporto que devia ser uma escola de virtudes.
A TIAC acom­pan­hou a Trans­parency Inter­na­tional nesta cam­panha pela transparên­cia no mundo do fute­bol. Tam­bém em Por­tu­gal este é um debate impor­tante, que deve ser lev­ado a sério pelas estru­turas nacionais da modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário