quarta-feira, 25 de abril de 2012

É DE GENTE ASSIM QUE NOSSA CIDADE PRECISA

Biografia de Caramurú Paiva

Francisco Caramurú de Oliveira Monte Paiva e Azevedo nasceu em 19 de outubro de 1974, na maternidade de Caraúbas. Viveu a infância na zona rural de Campo Grande/RN e a partir da adolescência passou a morar na zona urbana deste município.
Caramurú Paiva logo cedo despertou para a militância pelas causas sociais. Com 14 anos se engajou no movimento estudantil onde exerceu as funções de vice presidente e, em seguida, presidente do Grêmio Estudantil Francisco Costa de Medeiros.
No início da década de 90 Caramurú Paiva participou do movimento nordestino de teatro de rua onde fez parte da fundação do grupo teatral Canal Cultural e da Companhia Teatral Transformação. Outra atividade com forte contribuição de Caramurú Paiva foi o futebol amador, com destaque tanto como jogador atuando na seleção da cidade de Campo Grande quanto na condição de organizador de eventos esportivos.
Aluno brilhante estudou nas Escolas Públicas Francisco Ivo (atual Ieda Medeiros Dantas Saldanha), Professor Adrião Melo e Professor Joaquim Leal. As excelentes notas escolares renderam indicação e aprovação numa das primeiras experiências profissionais, como menor aprendiz do Banco do Brasil, na agência Campo Grande.
Em 1993 prestou vestibular para o curso de letras, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e engenharia agronômica, na Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. Passou em ambos, nas primeiras colocações, e optou pela universidade federal mostrando a identificação com a terra trazida desde o pai, Francisco das Chagas Monte Paiva, e a mãe, Rita de Góes Bandeira.
No período de faculdade casou com a conterrânea Joyce Myrian de Azevedo Monte Paiva com quem teve 3 filhas: Iracema Azevedo Monte Paiva (14 anos), Açucena Azevedo Monte Paiva (06 anos) e Mel de Azevedo Monte Paiva (05 anos). No período da faculdade acentuou a tendência de atuação na agricultura agroecológica exercendo por 3 anos a função de bolsista responsável pela manutenção e estudos com 45 espécies de plantas medicinais.
Durante a faculdade exerceu a função de professor bolsista de Matemática, nas turmas do ensino médio, da Escola Pública Estadual José Vasconcelos, de Mossoró. Ao final das atividades recebeu avaliação de “excelente desempenho” pela direção da escola. Os rendimentos financeiros ajudavam a custear a manutenção da família, que já constava do nascimento da filha mais velha.
Convidado pelo pai, que tanto admirava, antes de terminar a faculdade assumiu a gerência das duas propriedades onde trabalhou com criação de caprinos e bovinos, manejo da mata nativa e a produção de comercialização ligada a cajucultura e produtos artesanais derivados do caju.
Concluindo a graduação em Engenharia Agronômica passou a trabalhar em Organizações Não Governamentais de Assessoria Técnica a agricultura Familiar. No Centro Terra Viva atuou pelo Projeto Umbuzeiro, da SUDENE/ASSOCENE/REDE CAT, apoiando planejamentos de projetos produtivos e fazendo a formação de conselheiros em Rafael Fernandes, Caraúbas e Campo Grande.
Depois foi para a Cooperativa Terra Livre onde coordenou uma equipe técnica de elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos de Reforma Agrária de Mossoró e região. O bom desempenho e o compromisso destes trabalhos com o desenvolvimento da agricultura familiar aproximaram Caramurú Paiva ainda mais dos movimentos social e sindical do Estado.
No ano de 2002 Caramurú Paiva foi selecionado para coordenar a implantação da ARCO OESTE, agência de apoio a comercialização da agricultura familiar do médio oeste. O papel da organização era facilitar o escoamento de produtos agrícolas e pecuários em cerca de 10 municípios da região. O projeto era investido pelo Governo Federal através do INCRA RN que ao final de um ano considerou como um trabalho brilhante o desempenho de Caramurú Paiva diante do resultado alcançado.
O Engenheiro Agrônomo Caramurú Paiva ainda foi um dos fundadores e primeiro coordenador institucional do Núcleo Sertão Verde, uma das maiores Organizações Não Governamentais de atuação junto à agricultura familiar do Nordeste Brasileiro com ações premiadas nacional e até internacionalmente.
Entre 2003 e 2008 atuou no Governo do Presidente Lula, assumindo a função de Supervisor do Projeto Dom Hélder Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU. Através deste cargo coordenou atividades que promoveram a inclusão social e o desenvolvimento sustentável de cerca de 2000 famílias agricultoras em 17 municípios do Território Sertão do Apodi. O trabalho recebeu aprovação dos beneficiários e instituições envolvidas e atestadas de excelência das auditorias do FIDA/ONU.
No ano de 2006 assumiu a presidência do PT Campo Grande e a Coordenação partidária do médio oeste. A frente dos dois espaços políticos contribuiu para que o Partido dos Trabalhadores crescesse regionalmente com a eleição de vários mandatos de vereadores, vice prefeito e prefeito; e foi decisivo para que o PT assumisse pela primeira vez um cargo majoritário em Campo Grande.
Na condição de vice prefeito tem cumprido um papel até então diferente para os detentores do cargo. A diferença consta de uma agenda política inovadora que realiza ações decisivas na captação de recursos para importantes projetos municipais e fortalecimento das organizações sociais de Campo Grande. Nos eixos prioritários do mandato consta apoio ao trabalho do executivo com a elaboração de projetos e articulação de recursos; apoio a juventude e mulheres; fortalecimento da educação e cultura; geração de renda e desenvolvimento rural sustentável; terceira idade; comunicação social; ações de convivência com o semi-árido e democratização do Estado.
O resultado em favor das classes menos favorecidas tem dado reconhecimento popular ao mandato, mas por outro lado, tem provocado reações fervorosas dos setores mais tradicionais e conservadores da política municipal. O fato é que, como vice prefeito, conseguiu incluir Campo Grande na Coordenação Política Nacional da Rede de Colegiados Territoriais, recebeu prêmio de melhor conselho do FUMAC pelo Banco Mundial e participou decisivamente da conquista de investimentos estruturantes como a ponte de acesso, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário