sábado, 2 de junho de 2012

Goiânia inova no conceito de moradia para baixa renda

O programa de moradia de baixa renda de Goiânia já serve de modelo para outros municípios do país. As casas são dotadas de equipamentos e benfeitorias normalmente reservados a habitações de classe média, com estação de tratamento de água, coleta de esgoto, energia, asfalto, escola de ensino fundamental e linha de ônibus

Está em curso em Goiânia, capital do estado de Goiás, a adoção de um novo conceito de moradia para o atendimento às famílias de baixa renda. A prefeitura trocou a velha prática de amontoar pessoas em fileiras de casas, todas iguais, comuns nos conjuntos habitacionais das cidades brasileiras, por um novo conceito de moradia.

As famílias vêm sendo transferidas para edificações denominadas condomínios, onde cada uma recebe sua casa com equipamentos e benfeitorias normalmente reservados a habitações de classe média. O empreendimento é entregue com estação de tratamento de água, coleta de esgoto, energia, asfalto, escola de ensino fundamental e linha de ônibus.

No Jardim do Cerrado VII, já são 1.808 famílias integradas a esse novo conceito, que se tornou modelo para construções similares em todo o país. Situado na região noroeste da cidade, a cerca de dez quilômetros do centro, o condomínio foi construído com casas sobrepostas (semelhantes a sobrados) e cada quatro unidades forma um bloco. Os blocos são reunidos em conjuntos, todos cercados, com parque infantil e porteiro para cada um deles. As casas, com 42 metros quadrados, possuem sala, dois quartos, banheiro e cozinha conjugada com área de serviço.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), explica que a ideia foi entregar, junto com as casas, um conceito de cidadania, resgatando a dignidade das famílias de baixa renda. “Essa nova forma de atendimento é como um diamante de nossa administração. Estamos trabalhando com o lado humano das pessoas. É um empreendimento-modelo para o país. Prefeituras de várias localidades estão nos procurando com a intenção de adotá-lo”, diz o prefeito.

De acordo com Paulo Garcia, o Jardim Cerrado VII é o maior do Centro-Oeste e o segundo em dimensão no Brasil. “É também o primeiro nesses moldes, pois já nasce com um Centro de Cidadania, inovação criada e desenvolvida pela atual gestão, disponível a todos os moradores locais.”

No Centro de Cidadania são oferecidos cursos de qualificação profissional – de pedreiro, mestre de obras, azulejista, corte de costura e salgadeira –, ministrados por profissionais da própria prefeitura e em parceria com a iniciativa privada. A intenção é propiciar aos moradores locais acesso a emprego e renda. O prefeito conta que, no fim dos cursos, os profissionais são encaminhados ao mercado formal de trabalho para fazer estágio e muitos se estabelecem no emprego. “A própria construtora do condomínio aproveitou todos os pedreiros formados em nosso Centro de Cidadania.”


Fonte:Teoria e debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário